Por medo de perder a sensação de aconchego e sofisticação, muitas pessoas optam pelas cores neutras na hora de decorar os cômodos. Assim, acabam deixando de lado o grande desejo de montar um quarto colorido. A boa notícia é que é possível criar o décor com tons vibrantes sem abandonar o encanto e o conforto que o cômodo merece.
Fato é que, ao selecionar as cores para quarto, mesmo que sejam mais alegres e intensas, é possível montar um ambiente que tenha a personalidade dos moradores e seja capaz de cativar e encantar. Confira as dicas!
1 – Escolha a sensação que deseja transmitir
Os tons escolhidos são capazes de influenciar – e muito – nos sentimentos e emoções que a pessoa passará a sentir. Dessa forma, é importante se basear em sua personalidade no momento da escolha e conseguir manter o equilíbrio. Veja neste post como a cromoterapia pode te ajudar a dormir.

As cores possuem significados e, por isso, é fundamental escolher aquilo que você deseja transmitir. O branco, por exemplo, é definido como sinônimo de paz e pureza e, ao ser usado nos ambientes, dá sensação de claridade e de espaço amplo. Já o vermelho, por sua vez, é marcante e considerado a cor da força e da energia. Além disso, a tonalidade transmite autoestima e poder.
Outros tons ainda podem ser trabalhados: laranja é alegre, amarelo traz luminosidade e verde transmite prosperidade. A última, ainda é opção ideal para quem deseja que as energias sejam renovadas. Defina seu objetivo e, assim, a cor correspondente.
Uma das dicas é usar como inspiração o círculo cromático, pois ele ajuda a definir cores que são análogas (que possuem uma cor em comum) e também as complementares, que apresentam contraste entre si.
Ele é formado por 12 cores: três primárias (amarelo, vermelho e azul), três secundárias (roxo, laranja e verde) e seis terciárias (roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado).
2 – Medo de ousar? Comece com uma parede
Para ter um quarto de casal colorido, você não precisa sair por aí pintando todo o cômodo. Para começar, escolha apenas uma das paredes para colorir. Dessa forma, mantenha os outros itens de decoração neutros, como, por exemplo, o abajur e as roupas de cama. O importante é que o resultado do quarto colorido fique do seu agrado e não prejudique o seu descanso.
3 – Equilíbrio? Sim, é possível!
Designers de interiores recomendam manter o equilíbrio na hora de montar a decoração. Ou seja, ao optar por pintar as paredes com cores mais vibrantes, o ideal é ter os móveis em tons neutros. É importante também prestar atenção ao tamanho do cômodo para que ele não fique sobrecarregado e poluído.

4 – Aposte no azul
O azul é uma cor que traz tranquilidade e que pode deixar o ambiente harmonioso e deslumbrante. Ainda é possível combinar com tons neutros, como o branco. Se quiser criar uma combinação mais alegre, aposte no laranja. Esses pigmentos trabalham bem juntos e deixam o lugar gracioso e sem o risco de deixá-lo poluído visualmente. Optar pelo degradê também ajuda a garantir um ar de sofisticação.
5 – Vermelho e amarelo? Sim!
Por que não misturar duas cores de personalidade? O vermelho pode tornar o cômodo luxuoso e é ideal para quem deseja locais mais impactantes. E elas não precisam, necessariamente, aparecem somente nas paredes. Prateleiras, móveis e até mesmo os jogos de cama podem aparecer nas colorações. Os tapetes e os cabideiros também devem ser inclusos na lista de elementos que ganham vida com as tonalidades.
6 – Adicione texturas
As paredes não precisam ter tons lisos e, por isso, as texturas são bem-vindas. Se for usar somente em uma, a ideia é usá-la na estrutura que fica atrás da cama. O new look do cômodo pode ser trabalhado com textura de veludo, acabamento metálico ou até mesmo a do tipo mosaico.

7 – Dê vida ao quarto colorido com almofadas e o kit cama
O kit cama é outro item que contribui para adicionar cor ao ambiente. Você pode ter as paredes na cor neutra e incorporar os tons mais fortes e intensos no edredom, na fronha, no lençol e também nas almofadas. O roxo, por exemplo, traz mais alegria e pode ser usado em contraste com o branco. Do mesmo modo, outros tons e texturas ajudam a dar um upgrade. Temas florais também são bem-vindos.
8 – Cadeiras no quarto
Para quem quer reservar um espaço para leitura, ou até mesmo para descanso, vale investir e ter um canto no cômodo para colocar uma cadeira com a sua cor preferida e que harmonize com o ambiente. O item vai dar um toque personalizado, fun e único ao seu espaço.
Como você viu, é possível deixar a monotonia de lado e montar e decorar um quarto colorido sem deixá-lo sobrecarregado. Agora que já sabe, deixe nos comentários qual tom não pode faltar na sua decoração!

O mmhome&decor, blog da mmartan, conta com ideias, dicas e tendências dentro do universo da decoração. Aqui, você encontra dicas exclusivas para tornar cada ambiente da sua casa mais sofisticado. Conheça também formas de envolver o seu dia a dia de bem-estar e tranquilidade!